Home / Estudos Diversos / Um caráter desejável

Um caráter desejável

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:48

Você já parou para pensar em uma das qualidades mais importantes para o relacionamento humano, que no presente século está perdendo a importância para muitos; estou falando do CARÁTER. Mas afinal o que é o caráter? De forma simples, posso definir o caráter como maneiras de reagir de uma pessoa, que está ligado a moral e a firmeza e coerência de atitudes. Caráter é o que você faz quando ninguém está te observando. O seu caráter é mostrado quando não há ninguém olhando e você permanece puro.

As leis da moral e da boa educação quando incutidas em tenra idade, marcam o caráter da criança para o resto da vida. O maior modele de caráter perfeito é a pessoa de Jesus Cristo. No versículo acima (Mt 5:48) a Bíblia nos orienta a sermos perfeitos. Mas, como poderemos ser perfeitos? Em primeiro lugar devemos ser perfeitos no caráter. Nesta vida, não podemos aspirar ser impecáveis e sem defeitos, mas podemos aspirar ser tão parecidos com Cristo quanto seja possível.

Em segundo lugar, podemos ser perfeitos em santidade. Como os fariseus, devemos nos separar dos valores pecaminosos do mundo. Mas, diferentemente dos fariseus, devemos ser devotados aos desejos de Deus, e não aos nossos, e transmitir o seu amor e a sua misericórdia ao mundo.

Em terceiro lugar, podemos crescer em maturidade. Não podemos alcançar um caráter semelhante ao de Jesus e uma vida santa ao mesmo tempo, mas devemos crescer rumo a maturidade e à santidade. Da mesma maneira como esperamos comportamentos diferentes de um bebê, de uma criança, de um adolescente e de um adulto, Deus também espera diferentes comportamentos de nós, dependendo de nosso estágio de crescimento espiritual.

E por último, podemos crescer em amor. Podemos procurar amar a Deus tão completamente como Ele nos ama. Nós podemos ser “perfeitos” se o nosso comportamento for apropriado para o nível de maturidade. Talvez não totalmente perfeito, mas com muito espaço para crescimento. A nossa tendência ao pecado nunca deve impedir a nossa busca para sermos mais parecidos com Cristo. Ele quer que todos os seus discípulos sejam excelentes, que se destaquem acima da mediocridade e que amadureçam em todas as áreas, e se tornem como Ele. Os que se esforçam para ser perfeitos, um dia, serão perfeitos, como Cristo é perfeito.

Um caráter desejável é moldado pelos padrões de Deus, e não pelos padrões humanos. Saul era alto e elegante; era um homem impressionante. Samuel pode ter tentado encontrar alguém que fosse parecido com Saul para ser o próximo rei de Israel, mas Deus lhe advertiu para que não julgasse exclusivamente pela aparência. Quando as pessoas julgam pela aparência exterior, podem ignorar indivíduos que não possuem as qualidades físicas em particular que a sociedade admira. Mas a aparência não revela como verdadeiramente as pessoas são, nem o seu verdadeiro valor.

Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter, e não pela aparência. E, como somente Deus pode ver o interior, somente Ele pode julgar, com exatidão, as pessoas. Muitas pessoas passam horas, todas as semanas, para conservar sua aparência exterior; deveriam fazer muito mais para desenvolver o seu caráter interior. Embora todos possam ver o seu rosto, somente você e Deus sabem como é, realmente, o seu coração. Quais medidas você está adotando para aprimorar as medidas de seu coração?

Torna-se imprescindível para o cristão, aprender como se desenvolve o caráter. Primeiramente, é importante entendermos que o caráter se desenvolve com desafios. Deus testou Abraão, não para fazê-lo tropeçar e vê-lo cair, mas para aprofundar a sua capacidade de obedecer a Deus, e desenvolver, desta maneira, o seu caráter. Da mesma maneira como o fogo refina o minério para extrair metais preciosos, Deus nos refina, por meio de circunstâncias difíceis. Quando somos testados, podemos reclamar e nos queixar, ou podemos tentar ver como Deus nos está desenvolvendo para formar o nosso caráter.

Em segundo lugar, o caráter se desenvolve pelo sofrimento. Para os cristãos do século I, o sofrimento era a regra, e não a exceção. Paulo nos diz que, no futuro, nós seremos transformados, mas até então, deveremos vencer. Isso significa que passaremos por dificuldades que nos ajudarão a crescer. Nós nos alegramos no sofrimento, não porque gostamos de dor ou negamos a sua tragédia, mas porque sabemos que Deus está usando as dificuldades da vida e os ataques de Satanás para desenvolver o nosso caráter.

Os problemas que nos atingem desenvolverão a nossa perseverança – que por sua vez, irá fortalecer o nosso caráter, aprofundar a nossa confiança em Deus e nos dará mais confiança a respeito do futuro. Provavelmente, você percebe a sua paciência posta à prova, todos os dias, de alguma maneira. Agradeça a Deus por essas oportunidades de crescer e lidar com essas situações na Sua força.

Em terceiro e último lugar, o caráter se desenvolve através da tentação. Jesus deixou as multidões e foi para o deserto, onde foi tentado por Satanás. A tentação é ruim para nós somente quando cedemos a ela. Não devemos odiar as ocasiões de teste interior, nem nos ressentir delas, porque por intermédio delas Deus pode fortalecer o nosso caráter e nos ensinar valiosas lições. Quando você encarar Satanás e tiver que lidar com as suas tentações e as confusões que ele traz, lembre-se de Jesus. Ele usou a palavra de Deus contra Satanás e venceu. Você pode fazer o mesmo.

 

João Wagner Ferreira é Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

“Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

PROBLEMA NOSSO DE CADA DIA

Share This in WhatsAppEsforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *