Home / Estudos Diversos / PUREZA ESPIRITUAL

PUREZA ESPIRITUAL

“E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento”. Josué 6:21

A verdadeira pureza resulta do comportamento Radical.

 

Um detalhe na Bíblia Sagrada que sempre me intrigou e que demorei a entender: Por que Deus exigiu que os Israelitas destruíssem praticamente tudo e todos, em Jericó? Com o tempo pude entender que Ele estava executando severo juízo contra a iniquidade dos Cananeus. Este juízo, normalmente exigia que tudo fosse destruído; podemos ver isso acontecendo, além do versículo acima, também em outras passagens como: Dt 12:2-3; 13:12-18.

Devido às suas más práticas e intensa idolatria, os cananeus eram um reduto de rebelião contra Deus. Esta ameaça ao modo de vida correto que Deus exigia tinha que ser removida. Se não fosse, afetaria todos os israelitas, como um tumor canceroso (como aconteceu na triste história narrada no livro de Juízes.

Deus quer que sejamos puros. Ele quer que purifiquemos os nossos comportamentos, quando começamos uma nova vida com Ele. Não devemos permitir que o desejo de ganho pessoal nos afaste do nosso propósito espiritual. Devemos também rejeitar quaisquer objetos que nos lembrem de uma vida de rebelião contra Deus. Não somente objetos, mas devemos rejeitar: maus pensamentos e palavras que possam entristecer o Espírito Santo que habita em nós.

Nossos pensamentos e conversas, devem ser totalmente puros aos olhos de Deus. Lógico que muitas vezes não conseguiremos evitar alguns pensamentos. Pensamentos são como os pássaros que voam sobre nós. Não conseguimos evitar que os pássaros voem sobre nós, mas conseguimos evitar que façam ninhos em nossas cabeças. Da mesma forma, devemos evitar que maus pensamentos sejam concretizados e colocados em prática.

Devemos viver uma vida com pureza de coração. O puro de coração tende a ver as coisas sob uma luz pura. Os puros veem os outros como pessoas que Deus ama e os impuros os veem como objetos sexuais. A pureza de nossos corações moldará a maneira como olhamos para todas as coisas. Um coração purificado por Deus protege de muitas mágoas e danos.

A verdadeira pureza vem do coração. Lembra-se do puxão de orelha que Jesus deu nos fariseus?

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.” Mateus 23:25

Na realidade os fariseus coavam à sua água para que não engolissem, acidentalmente, um mosquito – um inseto impuro, segundo a lei. Embora fossem meticulosos a respeito dos detalhes da pureza cerimonial, haviam perdido a sua perspectiva sobre a pureza interior. Cerimonialmente limpos por fora, eles tinham corações corruptos. Jesus condenou os fariseus e líderes religiosos porque pareciam santos exteriormente, mas internamente pareciam cheios de corrupção e avareza.

Viver o nosso cristianismo meramente como um espetáculo para os outros é como lavar um copo apenas por fora. Quando estivermos limpos por dentro, a nossa pureza exterior não será uma falsidade.

A verdadeira pureza vem de Deus. Vejamos o que João nos ensina: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17:17. Um seguidor de Cristo se torna santificado (separado para uso sagrado) ao crer e obedecer a Palavra de Deus.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

O crente já aceitou o perdão, por meio da morte sacrificial de Cristo, mas a aplicação diária da Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre a nossa mente e coração. As escrituras apontam o pecado, nos motivam a confessá-lo, renovam o nosso relacionamento com Cristo e nos guiam de volta ao caminho correto.

Não há como falarmos de pureza, sem falarmos de nossos pensamentos. Devemos disciplinar os nossos pensamentos, para sermos puros, porque as ações começam com os pensamentos.

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23

Uma má ação começa com um único pensamento. Permitir que a sua mente se concentre na luxúria, na inveja, no ódio ou na vingança, levará ao pecado. Não se contamine, focando-se no mal. Em vez disso, siga os conselhos de Paulo em Filipnenses 4:8 e pense sobre o que é verdadeiro, honesto, justo, puro amável, e de boa fama.

 

João Wagner Ferreira é Pastor, Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

“Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

O Mistério da Oração

Share This in WhatsApp Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *