Home / Estudos Diversos / PROBLEMA NOSSO DE CADA DIA

PROBLEMA NOSSO DE CADA DIA

Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. (2 Cr 32:7).

 

Todos nós seres humanos já passamos e com certeza passaremos por vários problemas durante a vida, porém, cada pessoa reage de maneira diferente uma da outra nas soluções desses dilemas. Problemas difíceis requerem ações e confiança em Deus. Quando o rei Ezequias foi confrontado pela ameaçadora perspectiva de invasão assíria, tomou duas importantes decisões: em primeiro lugar, ele fez tudo o que podia para lidar com a situação e em segundo lugar confiou em Deus no tocante ao resultado.

É exatamente isso que devemos fazer, quando estivermos diante de situações difíceis ou amedrontadoras. Tome todas as medidas que puder para solucionar o problema ou melhorar a situação, mas também entregue o problema a Deus, em oração, confiando a Ele a solução.

Mesmo sendo crentes, devemos esperar uma grande variedade de problemas ao longo da vida e reagir a eles. No Salmo 16:8 Davi disse: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei”.  Quando Davi diz “nunca vacilarei”, ele se refere à situação exclusiva de segurança que os crentes sentem. Deus não isenta os crentes das situações difíceis na vida. Os crentes e os descrentes vivenciam igualmente, às vezes, dores, aflições e fracassos. “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Mt 5:45.

Os descrentes têm uma sensação de desamparo e desesperança a respeito da vida, e confusão a respeito do seu verdadeiro propósito na terra. Aqueles que buscam a Deus, no entanto, pode seguir adiante confiantemente, com o que sabem que é correto e importante, aos olhos de Deus. Eles sabem que Deus impedirá que sejam afastados de seu caminho escolhido.

O certo é que devemos examinar os problemas de acordo com a perspectiva de Deus. Vejamos o exemplo de Davi, quando resolveu enfrentar o gigante Golias (I Samuel 17:1-58).  A maior parte dos presentes via apenas um gigante. Davi, no entanto, viu um mortal que desafiava o Deus todo poderoso. Ele sabia que não estaria sozinho, quando enfrentasse Golias; Deus lutaria junto com ele. Davi considerou a sua situação do ponto de vista de Deus. Considerar situações difíceis do ponto de vista de Deus nos ajuda a colocar problemas gigantescos em perspectiva. Quando conseguirmos ver claramente, poderemos lutar de maneira mais eficaz.

Os problemas nos lembram da nossa dependência de Deus e ainda podem ser instrumentos de treinamento de Deus. Vejamos o que diz Tiago a esse respeito: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência”. Tiago 1:2,3.

Tiago não diz: “se” você enfrentar problemas, mas quando os enfrentar. Ele pressupõe que teremos problemas e que é possível nos beneficiarmos deles. Tiago nos diz que devemos converter nossos problemas e aflições em momentos de aprendizado. Os tempos difíceis podem nos ensinar perseverança. Não podemos conhecer, verdadeiramente, a profundeza de nosso caráter, até que saibamos como reagimos quando estamos sob pressão. É fácil ser gentil e bondoso com os outros, quando tudo vai bem; mas será que ainda conseguimos ser bondosos quando os outros nos tratam de maneira injusta?

Deus deseja nos tornar amadurecidos e completos, e não nos proteger de toda a dor. Em vez de queixar de nossas dificuldades, devemos vê-las como oportunidades para crescimento. Agradeça a Deus porque Ele prometeu estar com você em tempos difíceis. Peça que Ele ajude a você a solucionar os seus problemas, ou lhe dê forças para suportá-los. Então seja paciente. Deus não deixará você sozinho com seus problemas; Ele estará por perto e o ajudará a crescer.

 

João Wagner Ferreira é Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

“Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

 

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

Um caráter desejável

Share This in WhatsAppSede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *