Home / Estudos Diversos / Pedro: você me ama?

Pedro: você me ama?

“Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. João 21:17

 João nos conta que Jesus perguntou a Pedro três vezes: “Amas-me? ”. Desde minha conversão, todas as vezes que lia este texto, tinha dúvidas a respeito do propósito geral dos três questionamentos de Jesus. Porque perguntar a Pedro por três vezes?  Hoje, o Senhor me faz entender que o propósito era a cura e a restauração de Pedro.

Pedro havia negado a Jesus três vezes. As lágrimas de angústia que ele derramou depois de ter negado seu Senhor mostraram quão grande era a sua dor. Embora Pedro ficasse magoado por Cristo fazer-lhe a mesma pergunta três vezes, a tripla afirmação foi importante para Pedro.

Como sabemos que a tripla informação foi, antes, para Pedro, e não para Jesus? Porque, após a primeira expressão do amor de Pedro, Jesus lhe deu uma incumbência: “Apascenta as minhas ovelhas”. Cristo aceita o nosso amor de imediato e, graciosamente, permite que o sirvamos. Ele nos pede para reafirmar nosso amor, a fim de que possamos examinar e tenhamos certeza de que nosso amor por Ele é real.

Quando você e eu percebemos que realmente amamos a Deus, somos motivados e libertados para servi-lo livres de dúvidas.

No versículo 15, Jesus pergunta a Pedro: “Amas-me mais do que estes?”. Há três possíveis referências na palavra “estes”. Jesus podia querer dizer:

  1. Você me ama mais do que estes homens me amam?
  2. Você me ama mais do que ama estes homens?
  3. Você me ama mais do que ama essas coisas? Seus barcos, redes e vida de pescador.
Não sabemos realmente a que Ele se referia. Na verdade, não precisamos saber. Tudo que realmente precisamos saber é que amamos a Jesus tanto quanto podemos, sem nos compararmos com os outros. Que o amamos mais do que o mais querido dos companheiros humanos. E que o amamos mais do que a ocupação que tanto apreciamos.

Amamos a Jesus mais do que estes? Sim. Jesus significa mais para nós do que qualquer coisa na vida. Você e eu podemos amar e amaremos Jesus de muitas maneiras, em muitos níveis diferentes. Mas o amor que conta e que nos torna aptos para apascentar as ovelhas de Cristo é o amor que se prova por experiência.

Diga a Jesus que o ama. Mas também mostre a Ele que você o ama em tudo o que você faz. Expresse o seu amor com ações, e a realidade dele nunca será mal-entendida.

João Wagner Ferreira é Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

“Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

A importância do equilíbrio das sete áreas da vida humana.

Share This in WhatsAppVós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *