Home / Estudos Diversos / Efeitos do Pecado.

Efeitos do Pecado.

“E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17

 

O pecado é qualquer atitude que desobedeça a Deus.

Adão e Eva aprenderam de maneira dolorosa que Deus, por ser santo e odiar ao pecado, deve punir os pecadores. O restante do livro de Gênesis relata histórias dolorosas de vidas arruinadas como resultado da queda. A desobediência é pecado, e ela quebra a nossa comunhão com Deus. Mas felizmente, quando desobedecemos, Deus está disposto a nos perdoar e a restaurar o nosso relacionamento consigo.

 

Muitas vezes o pecado conduz a mais pecados.

No episódio com Bate-Seba (2 Sm 11), Davi se deixou cair mais e mais no pecado:

  1. Davi abandonou seu propósito ao ficar em casa e não ir para a guerra;
  2. Ele se concentrou em seus próprios desejos;
  3. Quando a tentação veio, ele olhou para ela ao invés de afastar-se;
  4. Ele pecou deliberadamente;
  5. Ele tentou encobrir seu pecado, enganando os outros;
  6. Ele cometeu assassinato para continuar encobrindo o seu pecado. Mais adiante o seu pecado foi exposto e punido;
  7. As consequências dos pecados de Davi tiveram um longo alcance, afetando muitas outras pessoas.
O problema do pecado tem a ver com o descontrole; ou você governa seus desejos ou seus desejos governam você; ou você governa seus sentimentos ou seus sentimentos governam você.

O pecado não vem pronto, ele não nasce num estalar de dedos, o pecado é construído aos pouquinhos, é como uma escalada. Primeiramente o pecado é agradável, depois fica fácil, depois delicioso, depois frequente, depois habitual, e depois confirmado; então o homem se torna impenitente, depois obstinado, e depois decidido a jamais se arrepender. E então, ele está arruinado.

Li uma frase interessante a respeito dos sete pecados modernos. Essa frase é de (Cônego Frederic Donaldson) que diz o seguinte: “Os sete pecados modernos são: Política sem princípios, prazeres sem consciência, riqueza sem trabalho, conhecimento sem caráter, trabalho sem moralidade, ciência sem humanidade, adoração sem sacrifício. ”

Não permita que um senso do pecado destrua a sua percepção de que você é verdadeiramente importante para Deus. Tenha certeza disso: você é muito importante para Deus. Quando nós expomos o nosso pecado através da confissão, Deus transforma as nossas trevas em luz.

Outra frase muito interessante e inteligente que li a respeito do pecado, foi de Paul Laurence Dunbar, onde ele diz: “Esta é a dívida que eu pago por um único dia de orgia; anos de arrependimento e tristeza, tristeza sem alívio. Eu a pagarei até o fim – até que o túmulo, meu amigo, me dê um alívio verdadeiro; me dê o abraço de paz. Sem valor foi aquilo que eu comprei, pequena era a dívida, pensei, insignificante o empréstimo, na melhor hipótese, mas, ó meu Deus, que juros!”

O Salário do pecado é a morte – Se você é mesmo esperto, meu amigo, deve pedir demissão antes do dia do pagamento. O mundo zomba e não entende os sentimentos de um verdadeiro cristão. Um cristão verdadeiramente transformado é capaz de chorar pelos pecados do seu próximo como se fossem dele, ou até mais do que pelos seus próprios pecados. Isso parece ser contra a natureza. Mas o amor que causa isso não é deste mundo.

A respeito de um assunto tão terrível e danoso quanto o pecado, o conselho que posso lhe dar é: Arrependa-se a fim de contra-atacar e neutralizar o pecado. O arrependimento tem dois lados – afastar-se dos pecados e voltar-se para Deus.

Para que estejamos verdadeiramente arrependidos, temos que fazer três coisas. Primeiro: Não podemos apenas dizer que acreditamos nisso e viver da maneira que quisermos; em segundo lugar: não podemos simplesmente viver uma vida moralmente correta sem um relacionamento pessoal com Deus, porque o relacionamento com Deus traz o perdão dos pecados, e por último: coloque a sua confiança somente nEle, entregando-lhe a direção da sua vida.

Quando você se arrepende, confessa e deixa seus pecados; Deus lança esses pecados nas profundezas dos mares, conforme afirma o profeta Miqueias (Mq 7:19) e coloca ali uma placa: ‘proibido pescar’.

 

João Wagner Ferreira é Pastor, Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

“Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

 

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

O Mistério da Oração

Share This in WhatsApp Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *