Home / Estudos sobre a Família / Aprendendo a ser feliz

Aprendendo a ser feliz

RM 14:17 – “porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”.

                     Um certo dia, conversando com uma senhora, ela me disse as seguintes palavras: “Não sei o que está errado…Meu marido é tão bom para mim. Vivemos em uma bela casa, tenho uma família abençoada, tenho tudo não me falta nada, mas me sinto tão frustrada”. O que você acha que está errado comigo?

                     O que é a Felicidade? – Felicidade é sentir se bem acerca de si mesmo. Não confunda com popularidade. Popularidade significa simplesmente que os outros se sentem bem a seu respeito. O que você pensa sobre si mesmo, o seu caráter e suas próprias realizações são o que determina o seu sentido verdadeiro de dignidade e valor. “Felicidade é a fragrância de uma vida obediente”. (Mike Murdock)

                     A felicidade tem que ser conquistada, você tem que lutar por ela, você tem que buscar por ela. “Você nunca possuirá o que não tiver disposto a Buscar”.  “A vida não pode ser uma lista de derrotas. Pelo contrário, a vida precisa ser um desfile de milagres”.  Jesus disse: Tenho vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a nossa alegria seja completa (Jo 15:11).

                     Por que há tantos que estão vivendo sob o medo da derrota? Muitos estão esperando alguém lhes trazer a felicidade. Sua felicidade não pode depender de outra pessoa ela só depende de você e de suas escolhas e atitudes. “Mas prove sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro (Gál. 6:4).

                     A felicidade não está em seu redor, mas dentro de você. Pare de esperar a chegada das flores. Elas são resultado das sementes que crescem dentro de você neste exato momento. Comece a fazê-las crescer mais.

                     Você se sente bem acerca de si mesmo? Qual o motivo que você não se sente bem acerca de si mesmo? Em que má notícias você tem acreditado sobre si mesmo? Satanás é o acusador dos irmãos.

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apocalipse 12:10

                     Ele está usando o fracasso do passado para destruir a sua fé? Se você já apresentou seu passado diante de Deus, ele já jogou seus erros e fracassos num mar de esquecimento e não se lembra mais deles.

                     “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que fareis uma coisa nova, e, agora sairá a luz; porventura, não a sabeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios, no ermo (Isaias 43.18,19).

                     Felicidade são Sentimentos bons e (Sentimentos bons = felicidade) e ambos dependem de duas coisas: Relacionamentos e realizações. A felicidade depende da qualidade da semente que você semeia em seus relacionamentos. Os relacionamentos acontecem na ordem vertical e na ordem horizontal; vertical aponta para cima ou para Deus e horizontal aponta para o nosso próximo. Para que haja felicidade, tenho que me relacionar bem com Deus (vertical) e com meu próximo (horizontal); principalmente com as pessoas mais próximas; família e amigos. Sem tais relacionamentos não haverá felicidade.

                     Você foi feito para se relacionar. Seu coração exige relacionamentos. Sua mente exige negociação. Sua boca anseia por um ouvido que o compreenda. O criador estabeleceu sua necessidade de relacionamentos, os quais satisfazem duas enormes necessidades do coração humano: a de receber amor e a de liberar amor.

                     Sua felicidade depende de Relacionamentos: o primeiro relacionamento que falo e o relacionamento com Deus. O relacionamento com Deus é imprescindível é uma necessidade. Ele criou você ele o conhece muito bem, tem lido cada frase em sua mente, antes mesmo que você pense. Deus requer honestidade, assim como santidade.
Jesus lamentou-se por Jerusalém:

“Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?” (Lc 13:34).

                      Jerusalém cortou o relacionamento com o Criador e Sofreu. Suas relações familiares são vitais para sua felicidade. O vencedor é aquele que vê a necessidade de cada membro da família e se esforça para ajudar a preencher esse vazio. Remova o clima de crítica e ironia do seu lar. Seja um construtor de confiança.

“Não detenhas dos seus donos o bem, estando em tua mão o poder fazê-lo.” (Pv 3:27)

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. ” Tiago 4:17 

                      A chave para um relacionamento conjugal feliz não é achar a pessoa certa, é fazer a coisa certa. Se você fizer o que é certo para o relacionamento, o casamento dá certo. Se fizer o que é errado, dá errado. O que faz o relacionamento funcionar é a obediência a certas leis de convivência. Quando Deus criou o ser humano, criou certas leis do relacionamento. Se respeitarmos essas leis seremos felizes. O negócio com as leis é o seguinte: você obedece, elas te protegem; você desobedece e elas te punem. Se você pular um prédio de 10 andares você vai morrer. A lei da gravidade se encarregará disso.

                     As leis do relacionamento estabelecidas por Deus não são desconhecidas de ninguém. Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar etc….são básicas para que haja um relacionamento saudável e feliz.

                     Lembre-se: da lei da semeadura. O que você plantar você irá colher. Isso quer dizer: o que você fizer ao próximo Deus fará com você.

                     Isso é o que as pessoas sabem que tem que fazer, mas não fazem. Por que? Quebram essas leis e recebem as consequências disso. Se você obedece as leis do relacionamento elas te protegem, se você as desobedece elas te punem. Simples assim.

                     A amizade é melhor que ouro. Elas satisfazem nosso interior. Discirna aquelas orquestradas pelo Espírito Santo e edifique-as cuidadosa, consistente e sabiamente.

Ev. João Wagner Ferreira
Escritor e Palestrante

Autor do Livro: “Socorro! Minha família está em perigo”.
Blog: www.blogdafamilia.com
Site: www.diskbiblias.com.br

CONTATO:
E-mail: chavedosaber63@gmail.com
(34) 8885-0868 – WhatsApp

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

“Foi sem querer”.

Share This in WhatsApp– Cuidado, você pode machucar alguém. – Jucinei preveniu Thiago de sete …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *