Home / Estudos Diversos / A importância do equilíbrio das sete áreas da vida humana.

A importância do equilíbrio das sete áreas da vida humana.

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13

Qual é a maior doença que aflige o ser humano? Qual é o maior mal do ser humano? Qual a origem de todas as doenças? A resposta para tais questionamentos é uma só: chama-se ignorância. No antigo Egito as bibliotecas eram chamadas de tesouro dos remédios da alma e assim era, pois nelas eram encontrados a cura para a ignorância, a maior de todas as doenças e a origem de todas as demais.

 Nunca o ser humano foi tão ignorante quanto está sendo no século XXI. Isso é um grande paradoxo porque ao mesmo tempo em que nunca tivemos tanta tecnologia e nunca tivemos informação tão fartamente a nossa disposição, de maneira que mesmo aqueles que despõem de poucos recursos financeiros possam encontrá-la, ao mesmo tempo em que temos avanços incríveis na ciência e tecnologia, temos o ser humano no auge de sua ignorância.

Salomão, o homem mais sábio que já pisou nesta terra escreveu importantes exortações para aquisição da sabedoria que se encontra registrado no livro de Provérbios capítulo 4. Ele disse que a sabedoria é mais preciosa do que todo o ouro ou todo o dinheiro do mundo.

Digo mais: a sabedoria é algo que não se compra com dinheiro. A respeito da sabedoria, Salomão diz duas coisas importantes:

“O temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria” Pv 9:10.

 “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento” Pv 4:7

 

Mas afinal, onde mora a sabedoria para que eu possa achá-la? Devemos saber que: a sabedoria possui quatro endereços, ela mora: no silêncio, na prudência, na eternidade e nos concelhos.

No silêncio, porque o próprio Salomão diz em Provérbios 18:7 que “A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma”.

Na prudência porque: “Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura”. Provérbios 13:16

Na eternidade, porque ela mora com o Senhor de eternidade em eternidade, como falou Daniel, dizendo: “Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força”. Daniel 2:20

E por último, ela mora nos concelhos, como diz Salomão em Provérbios 11:14: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”.

Após a conquista da sabedoria é possível alcançar a felicidade e para alcançar felicidade é imprescindível saber nossa verdadeira missão nesse mundo. Afinal, qual é nossa maior missão como seres humanos? Em meu livro: “Socorro! Meus estudos estão em perigo”, falo um pouco sobre a felicidade.

Deus me revelou uma coisa extraordinária, o verdadeiro sentido da felicidade. Pude entender que “felicidade” depende primeiramente de nossos relacionamentos. Esses estão na ordem vertical (Deus) e Horizontal (próximo). Sem um perfeito relacionamento com Deus e o próximo não existe felicidade.

A felicidade depende ainda de conhecimentos. No livro de João 8:32 Jesus disse que: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Digo que para ser feliz, dependemos do conhecimento de três coisas básicas:

I-  Quem é Deus;

II-  Quem sou eu;

III-  Qual minha missão aqui nesta terra, ou seja, qual é o meu chamado.

Para descobrirmos qual é a nossa missão, devemos entender que Deus nos criou para sermos: solucionadores de problemas. Por exemplo: O mecânico existe para solucionar problemas com veículos; o médico existe para solucionar problemas com a saúde. Os pais para solucionarem problemas dos filhos e assim por diante.

É importante saber que a recompensa, mesmo a recompensa financeira é de acordo com o tamanho do problema solucionado. Aquilo que fazemos aos homens, Deus faz conosco (Bem ou mal). Essa é alei da semeadura, como afirmou Salomão:

 “O que semear a perversidade colherá males” (Provérbios 22.8)

 “O que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18).

Somente encontraremos a verdadeira felicidade quando encontrarmos o nosso lugar dentro dos planos de Deus. A principal missão do ser humano é ser feliz; para isso a pessoa precisa ter paz de espírito. Existe uma formula interessante que chamo de equação do êxito ou da felicidade. Essa equação é simples e está baseada em três itens básicos:

Vejamos:

Paz de espírito + mente preparada + ação concentrada = Produtividade total ou felicidade.

Vamos analisar parte por parte desta fórmula:

PAZ DE ESPÍRITO: O que vem a ser isso? Paz para comer, pensar, trabalhar, viver, dormir. Não há paz de espírito sem uma verdadeira comunhão com Deus e obediência a sua Palavra. Outra vez, vejamos o que diz Salomão:

“Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele” Pv 16:7

MENTE PREPARADA: Como se prepara uma mente? Certamente não é assistindo novelas do esgoto global, não é através da face book ou Whats App mas é através da oração, através da observância e obediência das verdades bíblicas; é buscando conhecimento através de bons livros.

Uma das maneiras de preparar a mente é através dos estudos. Para estudar nos dias hodiernos em que vivemos, não é preciso estar numa escola necessariamente. Há 40 anos atrás, o estudo era escola, um lugar, hoje o estudo é você, onde você estiver. Você prepara sua mente, lendo bons livros e publicações construtivas; ouvindo palestras, boa música, conversando com pessoas cultas e positivas; cultivando bons pensamentos e bons hábitos. Já dizia Salomão:

“O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria”. Provérbios 18:15

Quando a sua mente está preparada, entrar em ação é uma coisa natural.

AÇÃO CONCENTRADA: Perceba o uso da palavra; é você concentrar naquilo que deseja.

A maior parte das pessoas não sabe para onde está indo, porque não sabe de onde veio e muito menos onde está. Como é que alguém vai chegar a algum lugar, se não sabe onde está e para onde está indo? Há um provérbio antigo que diz que: “vento nenhum vai soprar a seu favor, se você não sabe a que porto está se dirigindo”.

Entre todas as ignorâncias, entre todas as ramificações de ignorância, existe uma que se destaca; você não irá usar a equação do êxito que te levará a felicidade, se você não souber disso, é referente as sete áreas da vida humana. Imagine a sua vida, como sendo uma casa. As casas são divididas em cômodos: sala, copa, cozinha…imagine a sua vida, ela é dividida em sete áreas: mental, espiritual, física, emocional, social, financeira e profissional.

Não necessariamente nessa ordem, aqui escolhi uma ordem qualquer. O importante que você precisa saber é o seguinte: uma pessoa para ser feliz precisa ter equilíbrio nessas sete áreas da vida. Se uma dessas áreas estiver doente, todas as outras serão contaminadas, porque elas são interdependentes.

Imagine uma pessoa que tem as outras seis áreas muito bem equilibradas, mas não possui saúde mental. Como ela poderá ser feliz, se ela não tem saúde mental?

Imagine outra pessoa que seja muito rica e que ela possui as outras seis áreas da vida muito bem equilibrada, mas não possui saúde, imagine que ela esteja presa em uma cama com uma doença terminal… como uma pessoa assim poderá alcançar a plenitude da felicidade?

O equilíbrio das sete áreas é o que torna isso possível. Só que isso não foi ensinado a você na escola, então você cresce como muitas pessoas, correndo atrás de dinheiro e da fama; daquilo que os livros de autoajuda chamam de sucesso e você chega a certa parte de sua vida se sentindo totalmente vazio; lágrimas vem do nada e você perde o sono várias vezes.

O equilíbrio dessas sete áreas somente pode ser alcançado pelo conhecimento e obediência da palavra de Deus. Deus é o criador e quando estamos vivendo fora do projeto original da criação, fora daquilo que foi projetado para o ser humano e do projeto individual, colocamos em conflito as sete áreas de nossa vida; então as consequências virão indubitavelmente. É como uma galinha que foi feita para viver em terra firme e ela deseja viver na água como um pato… já ouviu o ditado? “Galinha que acompanha pato, morre afogada”.

Você já reparou? Deus criou a cada um de nós com propósitos. A maioria dos sofrimentos humanos são desobediências a Deus e sua palavra. Deus criou Adão e o colocou em um paraíso para a felicidade eterna, porém, o pecado fez com que Adão perdesse o paraíso.

Vamos relembrar as sete áreas da vida que deverão ter equilíbrio para a felicidade do ser humano e falarmos um pouquinho mais a respeito de cada uma delas. São elas: espiritual, mental, física, emocional, social, financeira e profissional.

 

1) Área Espiritual: Essa área engloba aquilo que você acredita. Hoje temos diversas crenças de todos os tipos. Há aqueles que não acreditam em nada. Acreditam que estamos aqui por um acaso, que o mundo é um grande relógio e que um relojoeiro maluco deu corda e depois soltou e que nós estamos aqui por nada.

Há aqueles que acreditam que nós estamos aqui vivendo uma encarnação e que nós voltaremos aqui várias vezes até depurar aquilo que deve ser depurado para alcançarmos a perfeição.

Outros acreditam que nós viemos de uma explosão ocorrida a “zilhões” de anos atrás e que nós fomos uma ameba, depois uma larva, depois um girino e fomos evoluindo assim por diante. Não estou atacando nenhuma crença e nem posso fazer isso. Cada um é livre para crer no que quiser e temos que respeitar isso. Quando verdadeiramente amamos nosso próximo, respeitamos o direito de pensar diferente de nós.

Há ainda aqueles que como nós, acreditam na criação divina; que tudo surgiu por obra de um criador e somos chamados pela crença em um criador de “criacionistas” e para acreditar na criação temos que acreditar no criador. Nós criacionistas, acreditamos que passamos por essa vida só uma vez e que a única razão de passarmos por essa vida é podermos ajudar a vida das demais pessoas e contribuirmos para um mundo melhor.

A intolerância religiosa tem sido a causa de muitas guerras ao longo da história da humanidade. Muitas vezes queremos convencer as pessoas a pensarem como nós, mas lembre-se: “quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo” é o Espírito Santo e não nós. (João 16:8);

A área espiritual é muito importante para o equilíbrio das demais áreas; não há nada mais vazio do que uma pessoa que não acredita em nada. Mesmo aqueles que não acreditam na criação, defendem com unhas e dentes seus pontos de vista.

Para que haja equilíbrio da área espiritual é necessário a busca do conhecimento naquilo que se acredita e que haja total convicção e fé no que escolheu acreditar. O próprio Senhor Jesus ensina que é o conhecimento da verdade é o que liberta.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32.

 

2) Área Mental: A maioria das pessoas quando ouvem a palavra mente, tocam na parte superior da cabeça. Mas na cabeça não está a minha mente, mas apenas o cérebro.  O cérebro é apenas um órgão e em uma autópsia ele pode ser tocado e pode até ser retirado da cavidade craniana.

No meu peito está o meu coração e que figuradamente falando é o centro das emoções. Na realidade tudo fica localizado ou alojado no cérebro humano. O cérebro você toca, o coração você toca, mas a mente você não pode tocar. A mente não é um órgão, ela é um conceito.

Quando falamos na área mental da vida humana, falamos de um conceito e não de um órgão. Por que é tão importante ter um equilíbrio dela? É porque ela está no corpo todo. Corpo e mente são dois organismos indivisíveis. Embora acostumamos a nos dirigir a eles: “corpo e mente”, já se sabe por muitos anos pela ciência que corpo e mente são indivisíveis.

É impossível uma doença se manifestar no corpo sem ela se manifestar na mente também. Grande parte do que as pessoas sofrem hoje, está na mente. Elas criam algo em sua mente, em seus pensamentos, e começam a ficar doentes com aquilo. É o caso da “hipocondria” por exemplo; a pessoa não é doente, mas possui todos os sintomas da doença; ou seja, a pessoa mentaliza uma doença e o corpo passa a sentir os sintomas daquela doença.

As emoções matam mais do que as comidas, álcool ou o fumo. Tudo que se cria na mente, se manifesta no corpo. Todo o lixo que o ser humano acumula na mente, faz chegar até ela através dos cinco sentidos, isso define como será a vida dele. Se você enche a sua mente de lixo, sua vida será um lixo.

No início falei sobre a equação do êxito ou da felicidade. Vamos relembrar: paz de espírito, mente preparada + ação concentrada = felicidade ou produtividade total.

Para se ter área mental saudável é importante alimentá-la com coisas positivas: boas publicações, boa música…etc. Entenda, estou falando de música: para ser chamada de música ela tem que ter no mínimo três elementos: melodia, harmonia e ritmo. Hoje muitas pessoas ouvem aquilo que poderia ser chamado de qualquer nome, menos de música.

A mente deve ser alimentada com aquilo que seja bom, positivo, criativo e engrandecedor. Como fazer isso? Assistindo bons programas, lendo bons livros, tendo conversas produtivas e instrutivas, despertando a sua criatividade, dedicando a tudo aquilo que enobrece ao seu espírito. Como uma pessoa pode ter a mente equilibrada, se ela se alimenta de lixo?

O Professor e estrategista empresarial Ivan Maia, traz um ensinamento interessante em seu E- Book, o qual discorre a respeito de “21 leis universais” e uma dessas leis ele chama de:

“Lei da transformação”.

Essa lei diz basicamente o seguinte: Palavras criam pensamentos que geram sentimentos, que definem resultados. Ou seja: tudo aquilo que você assiste, lê, ouve e fala, geram seus pensamentos. Cada pensamento seu, gera um sentimento e são seus sentimentos que definem os resultados que você tem hoje em sua vida.

Se você começar a analisar tudo sobre essa ótica, você vai perceber quanta diferença fará nas escolhas que você pode fazer. Tudo em sua vida sempre foi e sempre será regido pela lei da transformação.

 

3) Área Física

Área física é aquilo que envolve o nosso corpo físico. Recebemos um corpo para atravessar esse período, a vida nesse planeta. Nosso corpo, ao contrário dos carros e das máquinas, não possui peças de reposição. Nosso corpo é um veículo que precisamos cuidar muito bem, porque, caso não cuidemos, pagaremos um preço muito alto por isso.

Você já reparou como as pessoas de hoje em dia, não valorizam a saúde? A saúde é o bem mais precioso que o ser humano pode ter. Se nossa saúde estiver abalada, nada que possamos ter ou fazer nos trará felicidade e paz.  Há pessoas que possuem problemas nos rins e precisam se submeter a hemodiálise toda semana. Você percebe quanto esse processo é terrível?

Os rins são irremediavelmente destruídos quando a pessoa bebe pouca (ou nenhuma) água. Apesar disso, muitas pessoas de uma maneira geral não se importam com a saúde. Bebem refrigerante constantemente, mesmo sabendo que isso mata. Comem alguns alimentos mesmo sabendo do risco a saúde.

Existem alimentos campeões na causa de câncer… a informação é essencial. Embutidos, salgadinhos de supermercados: fedozitos, malditos, esgotitos, canceritos. Comemos sal em excesso, margarina, refrigerantes, açúcar refinada, embutidos e achamos que isso é normal.

Devemos cuidar bem da área física de nossa vida; sono, alimentação, água pura, paz de espírito, sentimento de amor, sentimentos de gratidão. Temos uma vida só, então devemos cuidar bem dela. Como iremos viver a vida, depende de como cuidaremos de nosso corpo físico.

 

4) – Área emocional – A área emocional, somos nós com nós mesmos; é o quanto gostamos de nós mesmos, o quanto nos damos bem conosco mesmos. De vez em quando é importante passarmos um tempo sozinhos, aprendermos a controlar nossas emoções. A maioria de nós não possuí controle sobre as emoções, pelo contrário, as emoções nos controlam. Aí está a base do ódio, ira, angustia, tristeza, depressão, pânico, medo do escuro. O medo é a emoção mais destrutiva que existe.

Estou trabalhando em um estudo importantíssimo na área da emoção que posteriormente irei publicar em meu blog: “As três irmãs gêmeas: autoconfiança, autoestima e autoimagem”. O mais importante é aprendermos a viver conosco mesmos e aceitar quem somos e como somos. Isso não nos impede de buscarmos constantemente a melhora e o auto aprimoramento.

A área emocional é importantíssima porque só iremos amar alguém de verdade, se amarmos a nós mesmos e nunca poderemos fazer alguém feliz se não formos felizes conosco mesmos. Ninguém pode dar o que não tem.

Afaste-se da TV, desligue a TV e ligue o teu cérebro, leia bons livros, leia boas publicações. Esteja no meio de pessoas positivas, pessoas criativas, destaque o que há de melhor em você, faça uma lista de seus pontos fortes, aprenda a se valorizar. Esteja perto de pessoas que te jogam para cima e tome cuidado com amizades com pessoas negativas.

Costumo dizer que amizades são como as quatro operações matemáticas (Soma, multiplicação, divisão e subtração). Nessas operações duas são positivas (Soma e multiplicação) e duas são negativas (Divisão e subtração). Procure somente amizades que você possa estar ganhando, pessoas que possam somar e multiplicar boas coisas em sua vida e nunca procure amizades que possam lhe dar prejuízo, pessoas que possam trazer coisas negativas para sua vida.

Todo relacionamento desperta uma força ou uma fraqueza sua. Você terá que se afastar dos imbecis, dos tolos, dos programas cretinos de televisão, caso contrário você não vai conseguir isso nunca.

5) – Área Profissional – Ela envolve tudo aquilo que você faz para viver. Ou você é um profissional liberal, ou você é um empresário ou você é um empregado ou um prestador de serviço, tanto faz. A área profissional define quase tudo na sua vida e principalmente define a área que daqui a pouco falaremos que é a área financeira. O importante para que você tenha essa área equilibrada é você seguir uma entre três dicas:

Eu chamo de três caminhos para ser feliz nesse sentido. É importante que você entenda que se você não se realizar no trabalho que executa, não conseguirá realizar-se em nenhuma outra área de sua vida. A realização do ser humano, só vem através da realização do trabalho. O trabalho é sagrado, no paraíso, mesmo antes da queda Deus já havia abençoado o homem com trabalho; o trabalho é uma benção e não uma maldição.

Existem 3 caminhos para alcançar a realização profissional:

  1. A) – Fazer o que gosta.

Como disse Confúcio; procure trabalhar no que você ama, assim você não precisará trabalhar um único dia na sua vida.

  1. B) – Aprenda a gostar do que faz. Se você não faz o que gosta, então pelo menos aprenda a gostar do que faz.
  2. C) – Acreditar no que faz. Se você não puder fazer o que gosta e nem aprendeu a gostar do que faz, pelo menos acredite no que faz. Acredite que aquilo que você faz tem importância para alguém.
A maneira de você se refere a você é muito importante. Uma coisa é você dizer que você é pedreiro outra coisa é você dizer que você é um construtor de edifícios. Uma coisa é você dizer que é Office Boy outra coisa é dizer que você é técnico especializado em serviços externos. Uma coisa é você dizer que é Gary ou lixeiro outra coisa é dizer que você é um técnico sanador de vias públicas.

Valorize a si mesmo! Valorize a sua ocupação profissional! Fale bem sobre seu trabalho. A forma como você fala de seu trabalho é muito importante. Lembra do que falamos anteriormente? Palavras criam pensamentos que geram sentimentos, que definem resultados. Então se você trabalha hoje em algo que você não gosta e acha que não tem como aprender a gostar, então eu lhe dou um conselho: peça conta e desapareça do lugar que você está.

Mude de área antes que você morra por causa disso;

 

6) Área Financeira – Essa área é fundamental para o equilíbrio de todas as outras áreas de nossa vida. Claro que você vai dizer: dinheiro não é a coisa mais importante do mundo. Eu sei que não é; não adianta, por exemplo, termos dinheiro e não termos saúde.

Mas, se você acha que dinheiro não é importante, imagine você um mês sem nenhum dinheiro, imagine você 30 dias sem nem um centavo e me diga o que você consegue fazer. Sem dinheiro não se faz nada, o dinheiro é uma excelente medida de seu êxito nesse mundo; não é a única, mas é uma excelente medida.

Se você não está satisfeito com o que ganha hoje, entenda que há uma regra universal: “Você nunca ganhará mais do que aquilo que você é”. O ganho é exatamente o valor que a pessoa merece. A única maneira de se ganhar mais é merecendo mais. Para isso a pessoa terá que aumentar o nível de merecimento. Então se você é empregado, sugiro que você vá até a pessoa que lhe contratou e pergunte: na sua opinião o que você acha que eu devo fazer para ganhar mais? O que falta em mim para que eu possa valer mais? Como eu posso aumentar o meu valor no mercado? Posso lhe dar alguns exemplos:

  1. a) – Gramática escrita – Você escreve bem?
  2. b) – Gramática falada – Você fala bem?
  3. c) – Expressão verbal – Você se expressa bem?
  4. d) – Apresentação pessoal – Você se veste adequadamente?
  5. e) – Integridade – Você é uma pessoa íntegra, honesta, confiável?
  6. f) – Controle emocional – Você sabe controlar suas emoções em momentos difíceis e tensos?
  7. g) – Habilidade de trato com pessoas – Você trata bem as pessoas?
  8. h) – Capacidade de ouvir; – Você é fofoqueiro ou uma pessoa calada?
  9. i) – Confiabilidade – Você sabe perdoar ou é uma pessoa rancorosa? Você critica ou elogia as pessoas?
Esses comportamentos definem o seu valor e o seu valor é que define o seu ganho e a sua renda. Agora, eu nem precisaria dizer isso, mas, prefiro pecar pelo excesso do que pela falta. A maioria das pessoas que você conhece ou convive, estão ganhando um bom salário ou um bom rendimento hoje? De cada vinte pessoas que você conhece, quantas estão satisfeitas com o que ganha?

Então, você deverá se afastar da maioria e se juntar a minoria. “Se você aceita viver entre os perus, jamais voará como águia”. Descubra alguém que ganha o que você quer ganhar, descubra o que essa pessoa é e o que ela faz. Se você repetir o seu padrão de comportamento, você terá o que ela tem também.

Afaste-se da multidão, saia da mesmice, rejeite toda forma de mediocridade, desligue a TV e ligue o cérebro. Pare de falar bobagens, coisas sem sentido e comece a pensar bem antes de abrir a boca. Vale a pena ser incomum.

7 – Área Familiar – Quando falamos de área familiar, falamos de relacionamento de pai, mãe e irmãos. Você já parou para pensar? Por que Deus nos deu uma família? Por que os seres humanos não nascem iguais a plantas, onde você planta uma sementinha e ela brota da terra?  Por que temos que ter uma família? Pai, mãe e irmãos?

Deus nos deu uma família para nos preparar, enfrentar nossos inimigos. Calma, não entenda mal minhas palavras; se você aprender a amar, respeitar e aceitar os membros de sua família como eles são então você está preparado para enfrentar qualquer inimigo que vier.

Família é lugar de treinamento para a vida e entenda que durante a vida você irá enfrentar vários inimigos e oponentes, gratuitos ou não. Inimigos que você sabe que existem e inimigos ocultos que não irão se abrir com você. Se você conseguir amar (tratar como gosta de ser tratado) sua família consanguínea, conseguirá fazer isso com seus oponentes e inimigos.

As lições que você não aprender na família, tornará sua vida muito mais difícil fora dela. Eu não estou dizendo que você tem que viver grudado com sua família; existem irmãos que mesmo casados, todos finais de semana estão juntos, mas tem famílias que não são assim, vivem um pouco mais separados, mas não é disso que estou falando; estou falando de viver em paz.

Não importa de quanto em quanto tempo vocês se encontram, estou falando de viver em paz, honrar o teu pai e a tua mãe, não falar mal deles e entender que eles são imperfeitos, porque todo mundo é imperfeito, como você e eu também somos. Viver em paz e em harmonia, isso é muito importante.

Os casais por exemplo, vêm de famílias diferentes de criações diferentes. Amar alguém é compreender, entender, apoiar e valorizar mesmo diante das diferenças de opinião e temperamento. O grande problema do casamento hoje é que uma pessoa se une a outra esperando que a outra a faça feliz. Esse é o grande problema, se você entrar em qualquer relacionamento esperando que outra pessoa te faça feliz você vai ficar frustrado, porque ele está preocupado com ele mesmo. Sua felicidade não pode depender de outra pessoa.

O correto de um relacionamento amoroso é você fazer com que o outro seja feliz. A verdadeira felicidade ocorre quando fazemos os outros felizes. A felicidade é primeiro uma semente, e só depois uma colheita. Viver em paz, significa não brigar por coisas bobas; significa não dar andamento em conversas improdutivas; não ficar focado em coisas que vocês discordam e investir naquilo que vocês concordam. É não falar quando estiver nervoso; é não ficar repetindo coisas que já se disse ter perdoado; é não ficar elevando o tom de voz.

Um certo dia uma criança de 6 anos de idade perguntou para o pai: “Pai por que as pessoas gritam tanto umas com as outras?”. O pai deu uma resposta muito inteligente, ele disse: “filho as pessoas gritam umas com as outras, porque os corações delas estão muito distantes um do outro”.

Quando dois corações estão próximos, não é preciso elevar a voz para que um ouça o outro. Um sussurro é suficiente. Então quando há um abismo entre dois corações tem que gritar muito.

Há anos que lido com pessoas, tanto profissionalmente quanto ministerialmente e nunca encontrei uma exceção para o que vou lhe dizer agora: Quando uma pessoa vai mal na área familiar, ela não consegue se desenvolver no trabalho; quando uma pessoa vai bem na área familiar, ela tende a se dar bem no trabalho e em todas as outras áreas de sua vida.

Você percebe que todas as sete áreas da vida estão todas completamente interligadas? Existem duas dessas áreas (Mental e Espiritual) que são os alicerces ou a coluna que seguram todas as outras. Em todas elas, se uma dessas áreas adoecer faz adoecer todas as demais.

Tudo isso que lhe digo é de suma importância. Creio que é algo especial que Deus me deu para transmitir a você e lhe dou um concelho: Entre em meu blog: “Blogdafamília.com” e leia esse artigo e outros artigos que disponibilizo ali que irão ajudá-lo em diversas áreas de sua vida. Cuide de sua vida com carinho; não deixe nenhuma área adoecer e contaminar as demais.

 

João Wagner Ferreira é Escritor, Teólogo e Palestrante.

Autor dos livros:

 “Socorro! Minha família está em perigo” e

“Socorro! Meus estudos estão em perigo”.

Contato: (34) 9 8885-0868 – Whats App

E-mail: chavedosaber63@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About João Wagner

João Wagner Ferreira é Ministro do Evangelho; Co-Pastor Evangelista na Congregação Betel da Assembleia de Deus em Uberlândia/MG (Ministério Missão aos Povos). Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública pela Academia de Polícia de Minas Gerais (APM/MG) é 1º Ten PM (QOR). Graduado em Teologia pelo Instituto Missão aos Povos, filiado à Faculdade Evangélica de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia (IMP/FAECAD). É professor na Escola Dominical na Assembleia de Deus há 25 anos; dedicou sua vida a obra de Deus e a família.

Check Also

Um caráter desejável

Share This in WhatsAppSede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *